PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: GUILHERME MATIOLLI

DISCENTE : GUILHERME MATIOLLI
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

MODELAGEM E AUTOMAÇÃO DE UM CANAL AERODINÂMICO PARA CARACTERIZAÇÃO DE TURBINAS EÓLICAS VERTICAIS UTILIZANDO UM NOVO LAYOUT DE FREIO DE FOUCAULT

O estudo experimental em engenharia permite validar modelos e analisar fenômenos complexos. Nesse sentido, a montagem de um aparato experimental é essencial e envolve a aplicação de várias técnicas de engenharia e um conhecimento profundo do que se quer estudar experimentalmente. Devido a não haver modelos analíticos de elevada predição, o estudo de turbinas de eixo vertical Savonius se baseia em uma abordagem numérica e experimental. Nesse sentido, a utilização de canais aerodinâmicos em estudos de turbinas eixo vertical do tipo Savonius permite a aquisição de dados de dinâmica de turbinas capazes de validar estudos teóricos ou até mesmo de mostrar fenômenos de difícil modelagem. O presente trabalho consiste em controlar e automatizar um canal aerodinâmico para realizar testes experimentais em microturbinas eólicas do tipo Savonius. Para isso, foram construídos modelos da dinâmica da turbina, do dispositivo de frenagem e do sistema de geração eólica do canal aerodinâmico disponíveis no Laboratório de Energias Renováveis da UFABC. Estes, quando compilados, permitiram a construção de um controlador capaz de operar turbinas em diferentes pontos de operação de forma estável, sendo possível a aplicação de cargas mecânicas para a verificação de parâmetros aerodinâmicos. Como resultado da automação e controle do canal, foi possível obter resultados da dinâmica de partida da turbina, modelar esse fenômeno e validá-lo com os resultados apresentados na literatura.

Presidente - Interno ao Programa - 1671344 - JULIO CARLOS TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762424 - ANNIBAL HETEM JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2128150 - JOAO VICENTE AKWA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671280 - ALVARO BATISTA DIETRICH