PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA MIRANDA

DISCENTE : MAYARA MIRANDA
DATA : 04/11/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-mayara-miranda-ppg-ene.

APLICAÇÃO GIS-AHP PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA INSTALAÇÃO DE USINAS HÍBRIDAS

O Setor Elétrico Brasileiro é um sistema de geração hidro-termo-eólico de grande porte, cuja participação das fontes renováveis é expressiva, 84,8% da matriz elétrica era renovável em 2020. A inserção cada vez maior de renováveis contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas aumenta a complexidade da operação do sistema, pois algumas fontes são intermitentes como a solar e a eólica ou dependem de fatores ambientais como a velocidade do vento, o nível de irradiação ou a afluência da água. Uma alternativa para o problema da intermitência dessas fontes é a combinação entre elas através da implantação de Sistemas Híbridos de Energia. Esse sistema caracteriza-se pela utilização de mais de uma fonte primária para gerar energia elétrica e, particularmente, no caso da energia renovável, pode-se combinar as fontes de tal forma a contornar o problema da intermitência, contribuindo para a expansão das renováveis na matriz elétrica. Apesar dos Sistemas Híbridos de Energia serem discutidos desde a década de 90, foi apenas nos últimos anos que essa discussão se intensificou com a publicação de Notas Técnicas pela EPE e promoção de workshops a respeito desse tema. Nesse contexto, dado o potencial do Brasil para a exploração de fontes renováveis de energia, sua extensa área territorial e o crescente interesse por sistemas híbridos de energia, este trabalho propõe um estudo para identificar áreas propícias para a construção de Sistemas Híbridos de Energia. Esse estudo levará em consideração os principais fatores que, segundo a literatura, influenciam na escolha do local para a instalação de uma usina. Com esse trabalho pretende-se a identificação de locais com características relevantes para a implantação de um sistema híbrido através da análise multicritério associada ao sistema de geoprocessamento.

Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SOLANGE MENDES GERALDO RAGAZI DAVID - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2236209 - RICARDO DA SILVA BENEDITO