Controle Preditivo de Corrente Robusto por
Conjunto Finito de Estados aplicado a Tração
Elétrica de Trator de Pequeno Porte
Esta tese apresenta um controlador preditivo do tipo conjunto finito de estados baseado em
modelo, com a adição de uma parcela robusta capaz de lidar com as incertezas do motor
de indução acionado. A capacidade de minimizar os impactos há variações paramétricas
são cruciais para o desempenho do controlador, uma vez que, por ser baseado em modelo
essas variações degradam a performance do controle. O trabalho realiza uma revisão das
técnicas de controles já existentes para motores de indução em aplicações de tração de
trator, pois como um segundo objetivo da tese é a eletrificação de tratores agrícolas. Após
a revisão dos controles, o motor de indução é modelado no referencial estacionário para o
projeto do controlador preditivo robusto, o qual utiliza uma função custo para minimizar
o erro entre a o torque eletromagnético e o fluxo de estator para realizar o controle de
velocidade do mesmo. Por fim, resultados de simulação são apresentados para demonstrar
o desempenho do controle proposto juntamente com as conclusões parciais da tese.