PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO GOMES DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO GOMES DE FREITAS
DATA : 13/05/2021
LOCAL: Remoto

Eficiência energética de um alimentador de sólidos para sistemas de transporte pneumático em fase densa

O transporte pneumático pode ser definido como um dispositivo mecânico capaz de deslocar materiais sólidos como pó ou granulados, cuja fonte de energia é o fluxo de gás. O deslocamento do particulado ocorre por diferencial de pressão ao longo de uma tubulação, de forma que o gás transporta as partículas da região de maior pressão para a região de menor pressão. Este trabalho, submetido à avaliação de qualificação de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC, aborda o desenvolvimento, a modelagem e otimização de um equipamento pneumático para uso industrial. Trata-se de um alimentador de dimensões reduzidas para abastecimento de sólidos a um sistema de transporte pneumático de capacidade industrial, projetado para utilizar ar comprimido como força motriz. O principal objetivo desta pesquisa é analisar e otimizar a eficiência energética desta tecnologia de manuseio de materiais sólidos por transporte pneumático. O transporte pneumático do material particulado pesquisado aqui, dar-se-á em fase densa com aplicabilidade para uso em diferentes segmentos industriais, tais como alimentício, minério e cinzas, para o transporte de pós, sementes, pellets e granulados, haja vista que mais de 70% de todos os produtos industriais são particulados em alguma etapa. A metodologia deste trabalho parte da investigação do estado da arte do transporte pneumático através de fluido gás. A etapa experimental do projeto de pesquisa ocorreu no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação industrial da empresa Zeppelin Systems Latin America Equipamentos Industriais LTDA, que é conveniada à UFABC, e é responsável pelo desenvolvimento do equipamento em seu centro de PD & I, onde este projeto é chamado de Batchpump. Os experimentos iniciaram com a caracterização e o planejamento experimental em diferentes condições de operação. Foram aplicados métodos para a validação dos testes de transporte através do tratamento de dados de sensores de vazão, pressão, tempo e massa, de maneira a investigar os comportamentos dos escoamentos do alimentador pressurizado, para assim, avaliar o equipamento e sua viabilidade. Em seguida foi definida a parametrização de operação do sistema pneumático em escala industrial contínua e posteriormente a otimização da eficiência energética. Os resultados validaram o equipamento (Batchpump) como uma alternativa prática e vantajosa em termos de espaço necessário ao vaso de pressão clássico nos projetos industriais de sistemas de transporte de materiais sólidos particulados em forma de bateladas. Comparativamente com o vaso de pressão usado em transporte pneumático convencional, o Batchpump traz significativas vantagens práticas tais como redução em complexidade de operação, menor dimensão do equipamento e menor custo de aquisição. Pretendemos verificar, comprovar e aprimorar a eficiência energética da tecnologia proposta.

Presidente - Interno ao Programa - 1544284 - LUIS ALBERTO MARTINEZ RIASCOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERICK DE MORAES FRANKLIN - UNICAMP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DO CARMO FERREIRA - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE