PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: JOÃO VITOR SILVA COLOMBO

DISCENTE : JOÃO VITOR SILVA COLOMBO
DATA : 05/02/2021
LOCAL: Videoconferência

Aplicação de políticas governamentais voltadas para eficiência energética e geração distribuída na Universidade Federal do ABC

Observada a grande quantia despendida pelas instituições públicas de ensino superior com o custeio de despesas de energia elétrica, a ANEEL, no escopo da Lei Nº 9.991 de 24 de Julho de 2000, lança a Chamada nº. 001/2016 - Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”, visando abrir espaço para novas pesquisas e minimizar os impactos da alta demanda de energia elétrica nessas instituições. Nesse contexto, esse trabalho busca analisar por meio de um estudo de caso desenvolvido na Universidade Federal do ABC, como a aplicação de políticas energéticas pode contribuir em aspectos econômicos e tecnológicos junto a instituição, explorando a redução de despesas com energia elétrica, a possibilidade de geração de conhecimento e a disseminação da cultura da eficiência energética. Análises preliminares dos resultados provenientes das simulações de geração fotovoltaica nos campus Santo André e São Bernardo do Campo apontam uma redução de consumo de energia elétrica da rede de distribuição equivalente a 673,18 MWh e 160,69MWh respectivamente, representando uma economia anual de R$ 458.632,01 que deixariam de ser gastos com o pagamento da fatura de energia elétrica, já o retrofit de parte do sistema de iluminação da instituição permitiria uma economia anual de 637,86MWh. Logo, é possível notar que as ações desenvolvidas no âmbito da Chamada nº. 001/2016, trazem relevantes benefícios financeiros a instituição, e ainda, proporcionam o enriquecimento das pesquisas na área de eficiência energética.

Presidente - Interno ao Programa - 1544367 - FEDERICO BERNARDINO MORANTE TRIGOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO PINHO ALMEIDA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO