PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: JULIANA GUTIERREZ MOTTA

DISCENTE : JULIANA GUTIERREZ MOTTA
DATA : 17/12/2020
LOCAL: por participação remota

VALIDAÇÃO E AJUSTE DE DADOS DE REANÁLISES CLIMÁTICAS APLICADOS À GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

No Brasil, um novo paradigma do setor elétrico tem se configurado diante dos incentivos políticos e normativos para a geração distribuída. Assim, a energia eólica, bem como outras fontes renováveis, tem se tornado uma escolha favorecida para complementar a oferta de energia no país. Sendo assim, para se realizar o planejamento energético mais adequado desta fonte surge a necessidade de caracterizar o potencial eólico de uma região com a finalidade de identificar os melhores locais para a instalação de aerogeradores. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo aprimorar a caracterização do potencial eólico para geração de energia elétrica através da utilização e validação de dados de reanálises climáticas dos modelos ERA-Interim e ERA5 do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF). Para isso, foi realizado um estudo de caso para o estado de São Paulo, Brasil, para o qual foram calculadas métricas de validação em relação a dados observados de estações meteorológicas do INMET. Foram implementados dois métodos de ajustes aos dados de reanálises, buscando identificar alternativas adequadas para incrementar a confiabilidade para aplicações locais. Os ajustes foram aplicados mensal, sendo que os melhores resultados foram obtidos para o método baseado na redução de erros sistemáticos. Após a extrapolação vertical da velocidade, foi possível calcular estimativas de energia para os dados ajustados para 50 m de altura. Os resultados obtidos nos casos testes, com informações reais, apontaram as divergências entre os dados com e sem ajustes, e por fim foram analisados os impactos ao planejamento energético quando se trata da utilização eficiente dos recursos naturais disponíveis para geração de energia elétrica.

Presidente - Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1809834 - ANDREA DE OLIVEIRA CARDOSO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI