DESENVOLVIMENTO DE CERÂMICA AVANÇADA A BASE DE ÓXIDO DE ZIRCÔNIA E DE NIÓBIO PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS
A motivação central nasce a partir do interesse em se compreender melhor a influencia do Óxido de Nióbio como agenrte estabilizante da Zircônica. Com isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma rota de sintese de material cerâmico a base óxido de zirconio, do tipo Y-TZP, e óxido de nióbio para aplicação biomédica. Foram realizadas caracterizações microestruturais de fases, mecânicas, assim como ensaios biológicos. Observou-se que a presença de 1% m/m de nióbia, de fase monoclínica, obteve-se o melhor cenário para a estabilização da fase tetragonal da zircônia, a qual possui interesse comercial.
As análises de DRX e Raman corroboraram com a avaliação da fase tetragonal existente. As análises de densidade apresentaram perfis de cerâmica densas, com densidades próximas do relacionado com o valor teórico, indicando um maior nível de densificação com baixa porosidade. As avaliações via MEV complementaram os resultados de densidade, apresentando micrografias caracterisitcas de cerâmicas densas. As análsies mecânicas (Tensão de Ruptura em Flexão e Dureza Vickers) apesar de apresentarem valores inferiores para aqueles relatados na literatura, para amostras de Y-TZP, ainda assim os valores encontrados são relevantes para aplicação de engenharia na área Biomédica.
Os resutlados de estabilidade química (envelhecimento acelerado) apresentaram perdas de desempenho via ensaio de tensão de ruptura em flexão, sugerindo uma transformação de fases inicialmente tetragonais para fases monoclínicas. Comportamento análogo é encontrado nas amostras de cerâmicas comerciais a base de Y-TZP.
Em consequência dos resultados aqui apresentados a cerâmica de estudo central possui potencial para utilização como material de engenharia.