PPGBTC PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOCIÊNCIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgbtc

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE RAMOS DA CRUZ COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE RAMOS DA CRUZ COSTA
DATA : 17/09/2021
HORA: 14:30
LOCAL: por participação remota
TÍTULO:

CAPTURA E AVALIAÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA DE COMPOSTOS NATURAIS SELETIVOS FRENTE A ATIVIDADE ENZIMÁTICA E FARMACOLÓGICA DE UMA NOVA SERINO PROTEASE (CDTSP-2) DE CROTALUS DURISSUS TERRIFICUS.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

As serino proteases de veneno (SVSP) interferem na regulação e controle de reações biológicas importantes da homeostase sanguínea e podem ser classificados como ativadores do sistema fibrinolítico, pró-coagulante, anticoagulante e enzimas agregadoras de plaquetas. Nosso grupo isolou recentemente uma nova serino protease do veneno total de Crotalus durissus terrificus (cdtsp-2) como massa molecular de 27 kDa, e sua sequência N-terminal mostrou diferenças estruturais quando comparada a giroxina de Crotalus durissus terrificus (Cdt), além de não apresentar glicosilação como a giroxina. Porém, os nossos resultados preliminares mostram que a cdtsp-2 também apresenta significativa atividade edematogênica e miotóxica, que pode ser considerado um fato inédito e pouco estudado e podem introduzir as SVSP como importantes agentes capazes de induzir eventos farmacológicos ao nível celular como acontece com as Fosfolipase A2 secretória (sPLA2). Neste trabalho comparamos a Cdtsp-2 purificada de veneno total com a Cdtsp-2 clonada de forma convencional e através do método de Cell Free com relação a sua atividade enzimática. Para obtermos Cdtsp-2 de clonada em E.coli, nós usamos duas cepas diferentes a Bl21(DE3) e a C43(DE3), também testamos três métodos diferentes para isolarmos a proteína expressa em questão, utilizamos a sonicação, degradação térmica e Choque osmótico, contudo, nossos resultados mostram que ambas as cepas expressaram a proteína, porem nenhuma delas com atividade enzimática adequada. Com a metodologia de Cell Free no que lhe concerne, obtivemos a Cdtsp-2 com atividade enzimática similar a proteína nativa, no entanto, o rendimento foi infinitamente inferior ao esperado, inviabilizando o método para nós, já que o objetivo central deste trabalho é capturar compostos naturais através da Cdtsp-2, onde estes sejam capazes de inibir suas atividades enzimáticas e farmacológicas, sendo assim, iremos continuar os testes apenas com a proteína nativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1941387 - FERNANDA DIAS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1831780 - DANILO DA CRUZ CENTENO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Mara Lucía Zucheran Silvestre de Carvalho - UNIP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1912347 - NATHALIA DE SETTA COSTA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - Bruno Paes De Carli - UNIP
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 17:04
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa-1.sigaa-1