PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO JOSE DA SILVA

DISCENTE : DIEGO JOSE DA SILVA
DATA : 31/07/2019
LOCAL: Sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

ALOCAÇÃO ÓTIMA DE BANCO DE CAPACITORES EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZANDO UM ALGORITMO HÍBRIDO

O sistema elétrico de potência é dividido em três grandes seguimentos, a saber, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A grande parte da energia gerada é transportada pelas redes de transmissão e entregue as distribuidoras que transportam a energia até aos consumidores finais. É na etapa de distribuição onde ocorrem as maiores perdas elétricas do sistema, comumente dividida em perdas técnicas e comerciais. As perdas técnicas na distribuição consomem uma grande parcela da energia gerada, as quais podem ser minimizadas por meio da alocação ótima de bancos de capacitores, que também contribuem com o controle do perfil de tensão. A alocação ótima de ban-co de capacitores em sistema de distribuição de energia elétrica consiste em definir a quantidade de bancos, o tamanho dos bancos e o local a ser instalado que minimizem as perdas técnicas. O pro-blema comumente é formulado como um problema de programação não linear inteiro misto (PNLIM) e são sujeito as seguintes restrições: balanço das potências na rede; limite de tensão nos nós da rede; e limites das correntes nas linhas. O problema tem sido resolvido por diversas técnicas de oti-mização, que englobam técnicas exatas e aproximadas. O presente trabalho apresenta a aplicação conjunta de uma técnica bio-inspirada e de um algoritmo de busca exaustiva na resolução do proble-ma de alocação ótima de bancos de capacitores em redes de distribuição. A versão híbrida do algo-ritmo levou a uma melhora no processo de convergência, que aliada a um fluxo de carga dedicado, proporcionou uma resposta de alocação com baixo custo computacional, mesmo para redes de gran-de porte. Os resultados encontrados foram submetidos a uma análise de viabilidade financeira, de forma a relacionar o investimento com os benefícios alcançados. Também foi realizada uma discus-são em relação à viabilidade técnica em relação ao local a ser instalado cada banco. A metodologia foi implementada em ambiente MATLAB®. Como resultado principal, foram obtidos os melhores lo-cais para alocação dos bancos de capacitores, considerando os objetivos e restrições apresentadas. Os estudos foram realizados em redes de distribuição disponíveis na literatura e os resultados com-parados com trabalhos correlatos.

Presidente - Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3066952 - EDUARDO WERLEY SILVA DOS ANGELOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO