Análise do controle preditivo baseado em modelo do tipo por estados finitos aplicado a um inversor monofásico conectado a rede elétrica
Este documento tem como principal contribuição o desenvolvimento de um controlador preditivo baseado em modelo matemático do tipo por estados finitos aplicado ao controle de corrente de um inversor monofásico conectado à rede elétrica.
Com a finalidade de reduzir a distorção harmônica a níveis aceitáveis é proposto a aplicação de 2 e 3 estados de chaveamento dentro de um mesmo período com o emprego de modulação em frequência fixa.
O desempenho do controlador preditivo é comparado com técnicas tradicionais de controle, tais como PI, P+RES e SMC+PI, para tal é abordada a teoria dos controladores e os seus respectivos ajustes. Por fim, simulações no software Matlab/Simulink validam a proposta, permitindo de uma análise comparativa.
Posteriormente resultados experimentais dos controladores estudados são obtidos em bancada utilizando o kit TMDSSOLARPEXPKIT, sendo os algoritmos executados em um processador digital de sinais da empresa Texas Instruments modelo TMS320F28035, com o objetivo de verificar experimentalmente em tempo real o desempenho destes.
Por fim, são analisados e comparados os resultados de simulação assim como os resultados experimentais apresentaram um desempenho satisfatório comprovando a eficácia da proposta sendo que as referências foram prontamente atendidas.