PPGINF PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginfo

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO CESAR DIAS LIMA

DISCENTE : PAULO CESAR DIAS LIMA
DATA : 13/08/2019
LOCAL: na sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Otimização da alocação de unidades de banda-base (BBU) em arquiteturas de rede de acesso por rádio em nuvem (C-RAN) com uso de algoritmos genéticos

Essa pesquisa busca analisar dados da cobertura das redes móveis de celulares no contexto da arquitetura e infraestrutura das operadoras de telefonia móvel no Brasil. A necessidade de evolução dos serviços de telefonia móvel no país apresenta diversos desafios, principalmente considerando as grandes diversidades geográficas, socioeconômicas e tecnológicas encontradas nas diversas regiões do país.

Para suportar as demandas previstas de densidade, escala, variedade de uso e velocidade no 5G, novas arquiteturas de rede estão sendo propostas como alternativas de otimização das redes de telefonia móveis atuais. Neste contexto, a arquitetura de rede de acesso por rádio em nuvem (Cloud Radio Access Networks C-RANs)  surge como alternativa de viabilização da evolução para 5G, na qual a conectividade de rádio para usuários finais é fornecida por meio de  unidades remotas de rádio (Remote Radio Head - RRHs) e a maioria das tarefas de processamento de sinal são executadas em unidades de banda base (BaseBand Units - BBUs) na nuvem.

Mais especificamente, será simulada uma distribuição de BBUs e RRHs, considerando fronthaul, que é a rede que interconecta RRHs e BBUs, e backhaul, que constitui o núcleo da RAN, na futura rede brasileira 5G (derivada da rede atual 4G LTE) que minimize os custos de implantação. Dada a complexidade e o tamanho do problema, propomos o uso de uma técnica de otimização baseada em algoritmos genéticos (GA). Nesse sentido, espera-se que a análise dos dados públicos fornecidos pela ANATEL referente a rede 4G atual apoie na determinação das configurações para a máxima cobertura das regiões e com menores custos através da alocação otimizada de BBUs (BBUs placement).

Presidente - Interno ao Programa - 2566275 - GUSTAVO SOUSA PAVANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603840 - JOAO HENRIQUE KLEINSCHMIDT
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3008222 - PAULO HENRIQUE PISANI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669196 - LUIZ HENRIQUE BONANI DO NASCIMENTO