Viabilidade da queima de combustível nuclear usado no reator rápido S-PRISM
As preocupações relativas à gestão de resíduos nucleares aumentam a cada dia. Alguns países, como o Brasil, não possuem instalações de armazenamento de gestão de resíduos nucleares a longo prazo, e ainda assim continuam trabalhando em um ciclo de combustível aberto. Uma opção efetiva para reduzir os níveis de radiotoxicidade relacionados ao combustível nuclear usado é promover a transmutação de actinídeos através da fissão em reatores nucleares rápidos, uma vez que eles apresentam muitas características favoráveis a esse fim, especialmente em comparação com os PWRs. O Fórum Internacional Gen-IV reconheceu essa capacidade, e a maioria dos projetos selecionados foi de reatores rápidos, sendo um deles o reator rápido resfriado a sódio. Este trabalho teve como objetivo o estudo e análise de um projeto de núcleo metálico de reator rápido, com a finalidade de propor uma nova configuração de núcleo capaz de melhorar a transmutação de produtos de fissão e actinídeos. O reator S-PRISM foi escolhido e os dois tipos de pinos de combustível foram modelados no MCNP6: pinos dos tipos driver e blanket. Para o pino do driver, os valores de k-infinito diminuíram quase linearmente com o aumento do pitch, um comportamento diferente do esperado para um LWR. Os coeficientes isotérmicos de temperatura foram baixos, mas negativos. O comportamento k-infinito quando a altura ativa do combustível foi variada mostrou que o vazamento de nêutrons na direção axial é um parâmetro de projeto muito importante. Quando a queima foi simulada para os pinos de combustível do driver e do blanket, uma curiosa curva foi observada: o k-infinito aumentou para o pino de combustível do blanket com o tempo. Razões de conversão também foram observadas durante a queima e apresentaram valores baixos, uma vez que a configuração do núcleo é projetada para a transmutação de actinídeos. O próximo passo será a análise de vários aspectos do núcleo: espectros de fluxo de nêutrons, densidades de potência, segurança de desligamento e aspectos do comportamento de queima.