PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA ANTUNES ACOSTA FERNANDES

DISCENTE : ANA CAROLINA ANTUNES ACOSTA FERNANDES
DATA : 20/09/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Viabilidade da queima de combustível nuclear usado no reator rápido S-PRISM

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Nuclear
SUBÁREA: Tecnologia dos Reatores
ESPECIALIDADE: Núcleo do Reator

As preocupações relativas à gestão de resíduos nucleares aumentam a cada dia. Alguns países, como o Brasil, não possuem instalações de armazenamento de gestão de resíduos nucleares a longo prazo, e ainda assim continuam trabalhando em um ciclo de combustível aberto. Uma opção efetiva para reduzir os níveis de radiotoxicidade relacionados ao combustível nuclear usado é promover a transmutação de actinídeos através da fissão em reatores nucleares rápidos, uma vez que eles apresentam muitas características favoráveis a esse fim, especialmente em comparação com os PWRs. O Fórum Internacional Gen-IV reconheceu essa capacidade, e a maioria dos projetos selecionados foi de reatores rápidos, sendo um deles o reator rápido resfriado a sódio. Este trabalho teve como objetivo o estudo e análise de um projeto de núcleo metálico de reator rápido, com a finalidade de propor uma nova configuração de núcleo capaz de melhorar a transmutação de produtos de fissão e actinídeos. O reator S-PRISM foi escolhido e os dois tipos de pinos de combustível foram modelados no MCNP6: pinos dos tipos driver e blanket. Para o pino do driver, os valores de k-infinito diminuíram quase linearmente com o aumento do pitch, um comportamento diferente do esperado para um LWR. Os coeficientes isotérmicos de temperatura foram baixos, mas negativos. O comportamento k-infinito quando a altura ativa do combustível foi variada mostrou que o vazamento de nêutrons na direção axial é um parâmetro de projeto muito importante. Quando a queima foi simulada para os pinos de combustível do driver e do blanket, uma curiosa curva foi observada: o k-infinito aumentou para o pino de combustível do blanket com o tempo. Razões de conversão também foram observadas durante a queima e apresentaram valores baixos, uma vez que a configuração do núcleo é projetada para a transmutação de actinídeos. O próximo passo será a análise de vários aspectos do núcleo: espectros de fluxo de nêutrons, densidades de potência, segurança de desligamento e aspectos do comportamento de queima.

Presidente - Interno ao Programa - 6670680 - JOAO MANOEL LOSADA MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 670232 - JOSE RUBENS MAIORINO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544363 - ALFREDO DEL SOLE LORDELO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE