Processo de Inovação Colaborativa em startups brasileiras: um estudo de caso múltiplo
A inovação é vital para a continuidade e o alcance da vantagem competitiva de todas as empresas, independentemente de seus portes e áreas de atuação. No entanto, ao passo que a cultura inovadora se torna mais discutida e aplicada nos diversos campos, especialmente acadêmico e empresarial, mais fica evidente como as atividades e demandas voltadas à inovação estão mudando, pedindo gerenciamentos mais relacionais e parcerias externas por conta de ciclos de vida de produtos mais curtos, altos custos e gastos em pesquisa e desenvolvimento. No modelo de Inovação Colaborativa, startups podem se beneficiar de um modelo inovador aberto, formando parcerias com diversos agentes sociais, compartilhando ideias, tarefas, custos e riscos, em prol de seus desenvolvimentos graduais. Assim, essa dissertação objetiva analisar o processo de Inovação Colaborativa de 2 startups brasileiras, destacando práticas de Transferência de Tecnologia, a fim de identificar os ganhos reais (recursos, capital, expertise, etc.) dessas startups ao fim desse processo. Para tanto, busca conduzir uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de entrevista semiestruturada, baseada em pesquisa validada na área, e realizada com 2 startups brasileiras. Espera-se, dessa forma, descobrir como as startups participantes da entrevista se beneficiam com a Inovação Colaborativa em seus negócios.