Eletrificação de Caminhões Pesados: Análise da Emissão de Gases do Efeito Estufa, Eficiência Energética e Viabilidade Econômica
A eletrificação no setor logístico de transportes realizado por caminhões semipesados e pesados está em um ritmo bem acelerado em várias partes do mundo, como China, Estados Unidos e Europa. Em linhas gerais, as iniciativas de eletrificação da frota comercial estão associadas com programas de redução da emissão de dióxido de carbono. No contexto brasileiro, por sua vez, existem fatores técnicos e econômicos que demandam uma caracterização específica. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado buscou analisar três importantes fatores: (a) a emissão de dióxido de carbono de um caminhão movido por energia elétrica proveniente de baterias em condições reais de operação; (b) a eficiência energética sazonal na zona metropolitana de São Paulo e possíveis melhorias na especificação técnica do caminhão elétrico; (c) o custo total de propriedade e a experiência total de propriedade, que envolvem investimentos com infraestrutura de recarga e baterias de propulsão, despesas com energia elétrica, reparo e manutenção, assim como incentivos governamentais e abatimentos de impostos. Diante disso, os resultados do estudo demonstraram uma perspectiva promissora dos caminhões elétricos submetidos às condições operacionais das metrópoles brasileiras. Observou-se que esse tipo de tecnologia tira proveito de matrizes elétricas que são baseadas em recursos naturais renováveis, como a matriz brasileira. O recarregamento de baterias e o uso da energia elétrica nessas condições acarreta relativa baixa emissão, além de eliminar por completo emissões diretas de gases do efeito estufa pelo veículo. Além disso, a eficiência energética demonstrou ser bastante superior quando comparado a veículos convencionais, apesar de a viabilidade econômica da tecnologia não ser ainda interessante em casos que envolvem uma frota com poucos caminhões elétricos.