PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU AUTISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS
O estudo tem como objetivo geral verificar se, uma proposta de intervenção educativa breve envolvendo a díade família-criança/jovem com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e/ou Deficiência Intelectual (DI) aplicada por discentes da formação inicial, é suficiente para promover a aprendizagem de comportamentos específicos. O estudo foi composto por três objetivos específicos, organizados em três capítulos. No Capítulo 1, o objetivo da pesquisa foi verificar se estudos que implementaram a intervenção educacional envolveram a família e a escola e, em caso positivo, identificar quais foram as condições de envolvimento e impacto na aprendizagem da criança com autismo e/ou deficiência intelectual. Um objetivo foi verificar quais instrumentos têm sido utilizados nas pesquisas para estudar o envolvimento entre família e escola, assim como fluxos de trabalho e procedimentos metodológicos estabelecidos para a intervenção educacional. O Capítulo 2 teve como objetivo específico verificar se uma intervenção educativa breve de sete semanas aplicada por universitários em formação docente inicial seria suficiente para modificar a percepção das mães em relação ao desenvolvimento da criança e/ou jovem. Participaram 10 famílias e 10 universitários em formação inicial. A intervenção foi avaliada por um delineamento A-B-A (aplicação de uma avaliação, intervenção e reavaliação). Os resultados evidenciaram que de 10 mães, sete modificaram suas percepções acerca do desenvolvimento dos seus filhos, identificando maior número de respostas independentes por eles nas áreas de comunicação, socialização e atividades de vida diária. O Capítulo 3 tem como objetivo de retratar a relevância de oferecer orientação familiar de criança/jovem TEA/DI inseridos em um projeto social enquanto os mesmos, realizam intervenção escolar, afim fortalecer a rede de apoio dos familiares envolvidos, e o reflexo da orientação no envolvimento da família no processo de aprendizagem da criança/jovem.