PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO JOSÉ MARCELINO

DISCENTE : PAULO JOSÉ MARCELINO
DATA : 22/05/2024
LOCAL: UFABC ON LINE

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM SUBSIDIÁRIAS: UMA ANÁLISE DAS CAPACIDADES INOVATIVAS E DIMENSÕES SELECIONADAS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UMA SUBSIDIÁRIA DO SETOR DE PRODUTOS MÉDICO/HOSPITALARES

Esta pesquisa se insere no campo da gestão da inovação, com foco particular nas Subsidiárias de Empresas Multinacionais. O estudo explora a interação entre as capacidades inovativas inerentes dessas subsidiárias e quatro dimensões específicas da gestão da inovação: (i) Suporte e recursos organizacionais promovidos pela matriz, (ii) Alinhamento organizacional, (iii) Autonomia da subsidiária, e (iv) Processo de inovação. A pesquisa é fundamentada na corrente de autores que propõe que as Subsidiárias de Empresas Multinacionais manifestam capacidades inerentes vinculadas às vantagens competitivas de seus países de origem, que são refinadas e facilitadas pela instalação estratégica de subsidiárias no exterior. A metodologia adotada é uma investigação exploratória por meio de estudo de caso único. O objeto de estudo é uma subsidiária brasileira de uma EMC do setor de Produtos e Equipamentos Médico/Hospitalares. A Empresa -alvo é parte de um conglomerado de subsidiárias estrategicamente distribuídas na Europa e Estados Unidos, e está localizada na cidade de São Paulo. O objetivo geral desta pesquisa é analisar sua configuração da inovação em termos de capacidades inovativas e das quatro dimensões supracitadas da gestão da inovação. Especificamente, a pesquisa busca identificar o grau das Capacidades Inovativas da Subsidiária-Alpha e investigar como se dá a gestão da inovação na Subsidiária-Alpha em termos das quatro dimensões mencionadas. As principais contribuições esperadas deste estudo são auxiliar os gestores a desenvolver iniciativas que possam elevar o nível de capacidades tecnológicas das subsidiárias nas quais exercem suas atividades. O aumento no nível de capacidades tecnológicas pode auxiliar as subsidiárias a serem mais competitivas nos mercados e países em que estão inseridas. Além disso, este estudo pode contribuir para a literatura acadêmica ao abordar lacunas na literatura existente sobre inovação em subsidiarias de empresas multinacionais.

Presidente - Interno ao Programa - 2328074 - FRANCIANE FREITAS SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2526701 - JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2334156 - PATRICIA MORILHA MURITIBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2352043 - SILVIA LENYRA MEIRELLES CAMPOS TITOTTO