Estratégia de Precificação Otimizada para Veículos Híbridos em Redes de Postos de Recarga com Geração Fotovoltaica e Armazenamento de Energia
O avanço na adoção de veículos híbridos e elétricos tem gerado novos desafios para o planejamento e a operação de redes de recarga, especialmente em regiões urbanas com alta concentração populacional. Entre esses desafios, destaca-se a necessidade de estratégias de precificação que incentivem o uso eficiente das estações, promovam a escolha pelo modo elétrico de condução particularmente em veículos híbridos e assegurem a viabilidade econômica para os operadores dessas redes. Esta dissertação apresenta um framework de precificação otimizada para estações de recarga de veículos elétricos com geração fotovoltaica, sistemas de armazenamento de energia, realizando a modelagem da demanda com base em dados geoespaciais. A abordagem desenvolvida utiliza a teoria dos grafos para estimar a demanda de recarga e a ocupação das estações, e um modelo de programação linear inteira mista para maximizar a receita líquida dos operadores por meio da definição de preços dinâmicos é proposto. Essa abordagem permite encontrar soluções que consideram diferentes fontes de energia, os custos operacionais e o comportamento dos usuários. Um estudo de caso na região metropolitana de São Paulo foi conduzido para avaliar a modelagem proposta, indicando ganhos relevantes em termos de taxa de ocupação das estações, receita líquida e retorno sobre o investimento, além de reforçar o potencial das redes de recarga como elemento estratégico para uma mobilidade urbana mais sustentável.