PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: (11) 4996-0145 http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON SOUZA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON SOUZA COSTA
DATA : 16/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/tnx-bzhj-aqg

Controle preditivo baseado no modelo aplicado ao conversor CC/CA no lado da rede de um sistema de carregamento de baterias bidirecional para veículos elétricos

O controle preditivo baseado no modelo (MPC, \textit{Model Predictive Control}) é uma técnica de controle que vem ganhado destaque em aplicações de eletrônica de potência, como em carregadores de bateria para veículos elétricos (VEs). Este texto de qualificação de doutorado vem apresentar os resultados parciais da aplicação do MPC a um conversor de potência CC/CA bidirecional no lado da rede de um carregador para VEs. O objetivo final é atingir elevado grau de regulação de potência do veículo-para-rede com baixo nível de distorção harmônica injetada na rede, além de garantir uma operação robusta diante de distúrbios internos e externos. O sistema proposto contém um conversor de potência no lado da rede trifásica e o carregamento da bateria é emulado por uma fonte programável conectada no lado do barramento de corrente contínua (CC). O projeto do MPC no espaço vetorial é um dos principais desafios do projeto de doutorado, o que tem sido abordado por pesquisa bibliográfica extensas, simulações e testes em bancada experimental. Para a versão final da tese de doutorado pretende-se também considerar a análise da robustez do sistema de controle na presença de incertezas paramétricas e ainda distorções na tensão da rede. Os estudos no âmbito deste projeto buscam contribuir para a transição eficiente para a mobilidade elétrica e para o desenvolvimento dos recursos de energia distribuídos nas futuras redes inteligentes (SmartGrids).

Presidente - Interno ao Programa - 1907748 - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAPHAEL BARROS TEIXEIRA - UFPA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545701 - IVAN ROBERTO SANTANA CASELLA