PPGBTC PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOCIÊNCIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-0088 http://propg.ufabc.edu.br/ppgbtc

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA DE ALMEIDA SOARES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA DE ALMEIDA SOARES OLIVEIRA
DATA : 10/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO APORTE DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM UMA FLORESTA URBANA NA REGIÃO DE RIO CLARO -SÃO PAULO, BRASIL


PÁGINAS: 35
RESUMO:

É evidente que a poluição atmosférica representa um dos principais desafios ambientais nas áreas urbanas, comprometendo a qualidade do ar e impactando diretamente a saúde humana e os ecossistemas. Entre os poluentes mais preocupantes estão o material particulado (PM2,5 e PM10) e os óxidos de nitrogênio (NOx), que podem provocar danos fisiológicos à vegetação, reduzindo sua capacidade fotossintética e comprometendo sua função como reguladora da qualidade ambiental. Estudos demonstram que esses poluentes causam alterações estruturais nas plantas, como redução da massa foliar, desintegração de cloroplastos e modificações na densidade estomática, afetando sua resiliência e crescimento em ambientes degradados.
As florestas urbanas desempenham um papel essencial na mitigação desses impactos, atuando como filtros naturais ao remover poluentes da atmosfera, regular a temperatura, umidade e fornecer um ambiente mais equilibrado para as populações urbanas. Esses benefícios, conhecidos como serviços ecossistêmicos, englobam desde a captura e sequestro de carbono até a redução da poluição do ar e o controle de processos hídricos, como a regulação de precipitação e escoamento. Pesquisas em diferentes regiões do mundo confirmam que a presença e a manutenção de áreas verdes são determinantes para a melhoria da qualidade ambiental e para a promoção do bem-estar da sociedade.
Diante desse cenário, este estudo busca compreender e reforçar a importância da preservação da vegetação na FEENA, evidenciando a necessidade de reduzir as emissões atmosféricas para que seus benefícios ecossistêmicos sejam potencializados. Além disso, ao identificar as principais fontes de poluição e os compostos químicos envolvidos, será possível fundamentar ações para a conservação e expansão das florestas urbanas, garantindo sua efetividade na melhoria da qualidade do ar e no equilíbrio ambiental das cidades. Nesse contexto, objetivamos analisar e interpretar os níveis de poluição atmosférica que afetam a região da FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade), compreendendo sua relação com a qualidade do ar e os serviços ecossistêmicos prestados pela vegetação local. Para isso, serão adotadas abordagens estatísticas e de modelagem para avaliar os impactos dos poluentes e quantificar os benefícios ambientais das áreas verdes urbanas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1831780 - DANILO DA CRUZ CENTENO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO SÉRGIO CARDOSO DA SILVA - IPEN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SAMRA CARBONE - UFU
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600878 - ARNALDO RODRIGUES DOS SANTOS JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDA ANSELMO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 18/03/2025 10:38
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod