O Programa de Planejamento e Gestão do Território se propõe a formar profissionais e pesquisadores que contribuirão para a transformação gradativa da cultura do planejamento e da gestão do território na direção de uma práxis que, ao mesmo tempo, reconheça a presença dos conflitos, a complexidade das agendas e as heranças históricas do padrão de desenvolvimento. Busca estimular a abordagem dos problemas territoriais a partir de um tratamento que privilegie o diálogo entre as diferentes tradições disciplinares, a interlocução com distintos atores das dinâmicas espaciais e do planejamento, a perspectiva crítica e reflexiva amparada em sólido conhecimento científico e em comprometimento ético.
Seu corpo docente é formado por docentes que atendem a multidisciplinaridade temática que a abordagem na área exige. Da mesma forma, o programa tem interesse em receber graduados de diferentes formações acadêmicas e experiências profissionais, interessados em aprofundar conhecimentos em planejamento e gestão do território. Diante disso, busca oferecer abordagens que permitam ao aluno ter referências de diferentes leituras do território, fortalecendo uma visão reflexiva e crítica.
Início do Curso de Mestrado: 2011
Início do Curso de Doutorado: 2013
Avaliação CAPES: 5
Objetivos do Programa
a) Contribuir para a produção de novos conhecimentos na área de concentração do programa: planejamento e gestão dos territórios. Conhecimentos construídos em permanente articulação com os programas de ensino, de pesquisa e de extensão da universidade, reforçando assim a indissociabilidade que deve marcar a presença destas dimensões da vida acadêmica e científica;
b) Formar profissionais capazes de atuar no planejamento e na gestão dos territórios em suas múltiplas escalas: áreas metropolitanas, cidades, regiões interioranas ou deprimidas, áreas rurais, áreas de sensibilidade ambiental. Uma formação capaz de estimular e disseminar uma concepção de planejamento comprometida com a transformação do padrão de desenvolvimento, de forma a equacionar as profundas desigualdades e desequilíbrios econômicos, sociais e ambientais que marcam a formação espacial brasileira;
c) Formar docentes e pesquisadores na área de planejamento e gestão do território em sua múltipla diversidade temática, contribuindo com a formação de novos profissionais, tanto em nível da graduação como na pós-graduação;
d) Participar ativamente – por meio de projetos de cooperação, intercâmbios, programas de pesquisa e extensão - da configuração e do fortalecimento de redes sociais e científicas nacionais e internacionais envolvendo pesquisadores e planejadores comprometidos com os princípios da função social das cidades, da sustentabilidade regional, da transparência na gestão dos territórios;
e) Estimular a abordagem dos problemas territoriais a partir de um tratamento que privilegie: o diálogo entre diferentes tradições disciplinares (pluridisciplinaridade), a interlocução com distintos atores das dinâmicas espaciais e do planejamento (diversidade), a perspectiva crítica e reflexiva amparada em sólido conhecimento científico e em comprometimento ético (autonomia e excelência acadêmica).
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