UFABC › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Santo André, 19 de Abril de 2024

vanessa lucena empinotti

CECS - CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Vanessa Empinotti desenvolve pesquisa em governança socioambiental, com foco em insegurança hídrica, relações entre o rural e o urbano e planejamento territorial a partir da perspectiva da Ecologia Política. Atualmente é Professora Adjunta de Planejamento e Política Rural na Universidade Federal do ABC, onde é vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, ao Bacharelado em Planejamento Territorial e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território. Colabora como pesquisadora associada no Laboratório de Justiça Territorial - LabJuta da UFABC, onde coordena o grupo de pesquisa eco.t - Ecologia Política, Planejamento e Território. Sua pesquisa utiliza a perspectiva da Ecologia Política para analisar arranjos institucionais, governança ambiental e relações de poder. Atualmente, seu foco de pesquisa se concentra no estudo das estratégias de acesso à segurança hídrica desenvolvidos por populações não servidas pelo sistema de abastecimento de água; territórios hidrossociais e o planejamento territorial; e a gentrificação rural e o acesso aos recursos naturais. Sua rede de parceiros e pesquisa levaram à publicações em diversas revistas e livros nacionais e internacionais, além de participar de projetos e redes internacionais como XINGU: Integrando o planejamento do uso da terra e a governança da água na Amazônia: em busca da melhoria da segurança hídrica na fronteira agrícola do Mato Grosso 2013 - 2017 (Belmont Forum), Securing water for megacities: an analysis of water governance and scarcity in São Paulo Metropolitan Region 2015-2017 (British Academy), Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista 2017- 2022 (Temático FAPESP) e da rede Household Water Insecurity experiences - HWIE (National Science Foundation). É também Editora Adjunta da Revista Ambiente e Sociedade, além de parecerista de revistas nacionais e internacionais e agências de fomento.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Vanessa é doutora em Geografia, com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade do Colorado em Boulder, EUA, mestre em Ciência dos Solos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Ecologia Política, Governança socioambiental, Insegurança Hídrica, Relações rural e urbano
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6212045957387120

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Rua Acturus 03, Jardim Antares, São Bernardo do Campo, SP CEP 09606070
Sala
309
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
v.empinotti@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod v4.9.3