O presente curso de formação inicial e continuada tem por objetivo atender as demandas do processo de implementação da LBI (BRASIL, 2016) e da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), que exigem a reestruturação das práticas pedagógicas da educação especial e comum.
Neste curso buscamos fundamentos e práticas que rompam com o modelo da abordagem clínica e assistencialista para a Educação Especial e salientar a Educação Inclusiva como uma "ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação’ (BRASIL, 2008, p. 1), tal como também abordado pela Declaração de Salamanca de 1994.
Nesse escopo, buscamos proporcionar aos cursistas diferentes possibilidades de conhecimentos acerca de recursos, serviços e estratégias de acessibilidade, bem como elaborar e desenvolver planos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que visam eliminar as barreiras no processo de escolarização, especialmente, aquelas presentes na sala de aula comum. Assim, a partir da proposição dos componentes curriculares, o curso visa favorecer a construção de conhecimentos científicos nessa área de investigação, por meio de mecanismos que criem condições para a reflexão da prática pedagógica de cada cursista. Desta forma, o curso visa promover um aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, a autonomia, a iniciativa, a criatividade, a cooperação, para que os professores atuem como agentes de transformação do cotidiano escolar.
A proposta pedagógica desta especialização visa, portanto, ofertar subsídios teóricos e práticos para instrumentalizar os profissionais que atuam na área da Educação em geral com conhecimentos básicos em Educação Especial e Inclusiva para articular o processo inclusivo dos alunos. De maneira geral, ao final do curso, espera-se que o concluinte seja capaz de delinear estratégias inclusivas no contexto social em que está inserido, sobretudo no sistema educacional.
O curso é composto por disciplinas a distância,com carga horária de 630h, distribuídas ao longo de 24 meses, mediadas por tutores e acompanhadas por professores formadores. Ademais, o(a) discente deverá desenvolver o trabalho de conclusão de curso. Confira o projeto pedagógico.
As atividades serão realizadas por meio da plataforma Moodle. Além disso, serão realizados três encontros presenciais no polo ao qual o(a) discente está associado. Acesse o calendário acadêmico.
Dúvidas
Leiam as informações disponibilizadas em nosso site e aquelas presentes no site da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UFABC. Em especial, indicamos a consulta à página das perguntas frequentes (FAQ) - Link.
Telefone/Ramal: (00) 0000-0000
E-mail: coordenacao.eei@ufabc.edu.br
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