PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel
Grupos de Pesquisa - CNPq

Grupos de Pesquisa do CNPq Associados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica

 

Modelagem e Simulação Computacionais Aplicadas a Sistemas Elétricos de Potência - UFABC

REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO: Realiza pesquisa de caráter multidisciplinar e interdisciplinar na área de Sistemas Elétricos de Potência envolvendo conhecimentos na área de redes elétricas inteligentes. Realizam-se simulações computacionais com o objetivo de obter um entendimento profundo sobre os novos conceitos que deverão ser desenvolvidos e testados, incluindo-se a implantação de redes elétricas inteligentes, melhores controles de fluxo de carga e da própria carga, maior eficiência de equipamentos, tarifação mais justa, grande inclusão de novas fontes renováveis de energia. Os principais temas envolvidos nesta linha de pesquisa são: (i) Análises Estática em Sistemas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; (ii) Otimização em Sistemas Energéticos; (iii) Eletrônica de Potência; (iv) Fontes Alternativas de Energia Elétrica; (v) Modelagem em Materiais e Equipamentos Elétricos; (vi) Qualidade do Fornecimento da Energia Elétrica e; (vii) Computação Evolucionária Aplicada a Sistemas Energéticos.

Líder: Edmarcio Antonio Belati



GMESEC - Grupo de Máquinas Elétricas, Sistema Eletrônicos e de Comunicação - UFABC

 REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO: O grupo realiza pesquisas de caráter interedisciplinar na área Sistemas elétricos, de comunicação e eletrônicos. Neste contexto são realizados estudos com emprego de simulações computacionais e construção de protótipos com objetivo de desenvolver novos conhecimentos na voltados a conexão à rede elétrica de geradores eólicos e fotovoltaicos, assim como, seu impacto no sistema de distribuição, sistema de acionamento para conversores eletrônicos de potência, aerogeradores e máquinas elétricas, processamento digital de sinais, sistemas de comunicação sem fio, sensores e dispositivos aplicados às smart grids. Os principais temas envolvidos neste linha de pesquisa são: acionamento de máquinas elétricas, geração eólica, geração fotovoltaica, sistemas de comunicação sem fio, sistemas inteligentes, eletrônica de potência, redes inteligentes de energia elétrica (smart grid), sensores e dispositivos microeletrônicos.

Líder: Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho

 

 

GSDR - Grupo de Sistemas e Dispositivos de Radiofrequência - UFABC

REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO: O "Grupo de Sistemas e Dispositvos de Radiofreqüência - GSDR" vinculado ao "Laboratório de Engenharia de Informação" visa estimular uma linha de pesquisa prioritária na UFABC. As linhas de pesquisas em sistemas de radiofrequência, micro-ondas e circuitos integrados de alta velocidade passam a contar com um grupo de professores altamente competentes e experientes, visando a curto prazo a inserção da UFABC nos cenários nacional e internacional nessas áreas estratégicas ao desenvolvimento do país.

Líder: Carlos Eduardo Capovilla

 

 

Grupo de Planejamento, Operação e Regulação de Sistemas Elétricos de Potência (GPOR-SEP) - UFABC

REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO: O grupo GPOR-SEP tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às áreas de operação, planejamento e regulação de sistemas elétricos de potência. Nesse sentido, o GPOR-SEP tem buscado desenvolver projetos financiados por agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq e FAPESP) ou projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com empresas do setor de energia elétrica. A execução desses projetos garantem a continuidade do desenvolvimento tecnológico levando às empresas parceiras soluções de engenharia.

Líder: Thales Sousa


SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod