PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel
Área de Concentração
Mestrado
SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA
Linhas Pesquisa :
› SISTEMAS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS
SISTEMAS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS - A linha de pesquisa Sistemas Elétricos e Eletrônicos tem por finalidade pesquisa de fronteira, projeto, desenvolvimento e caracterização de equipamentos e dispositivos aplicados em SEP e conta com três seguimentos.
› SISTEMAS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
SISTEMAS ELÉTRICOS E ELETRÔNICA DE POTÊNCIA - Esta linha de pesquisa tem por finalidade a pesquisa de fronteira, projeto, desenvolvimento e caracterização de equipamentos e dispositivos de potência, contando com três seguimentos: a) Dispositivos Elétricos e Eletrônicos: Desenvolvimento de projeto e acionamento de máquinas elétricas e aplicação de conversores estáticos de potência. b) Redes de Energia: Desenvolvimento e estudos de redes de energia elétrica inteligente, qualidade da energia elétrica e interação entre as potências da carga e da rede; c) Controle: Estudo e desenvolvimento de controle aplicado, controle de sistemas flexíveis de transmissão CA e integração, interconexão e controle de fontes de energia renovável.
› MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAIS
MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAIS - Esta linha contempla a aplicação de otimização clássica e de técnicas inteligentes na busca de soluções para os problemas do setor elétrico, sendo divididas em quatro segmentos: a) Regulação e Mercado de Energia Elétrica: Desenvolvimento de novas regras, estratégias e metodologias de comercialização e tarifação da energia elétrica (tarifas inteligentes) para a geração e carga, bem como o desenvolvimento de ferramentas voltadas para tarifação das redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. b) Otimização: Desenvolvimento de ferramentas computacionais aplicadas aos sistemas elétricos de potência com objetivo de propor o uso otimizado dos ativos da rede, postergando investimentos no sistema elétrico. Modelagem e otimização do planejamento e da operação da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. c) Proteção e Confiabilidade: desenvolvimento de algoritmos voltados para a proteção de sistemas elétricos de potência (HVAC e HVDC). Análise dos impactos do uso de geração renovável, solar ou eólica, nos índices de confiabilidade do sistema elétrico. d) Aplicações Computacionais em Sistemas inteligentes (SI) de Potência: Modelagem e desenvolvimento de ferramentas computacionais aplicadas à sistemas inteligentes de potência com objetivo de auxiliar no gerenciamento de fontes renováveis de energia elétrica e de cargas na detecção e identificação de problemas de qualidade/confiabilidade da energia elétrica, e no planejamento e expansão dos SI.
SISTEMAS ELETRÔNICOS E DE COMUNICAÇÃO
Linhas Pesquisa :
› MODELAGEM E ANÁLISE DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
MODELAGEM E ANÁLISE DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO - Tem por finalidade pesquisas no estado da arte, desenvolvimento e caracterização de dispositivos eletrônicos e de comunicações, contando com os seguintes temas: Dispositivos para comunicações móveis, Antenas, Propagação de ondas, Teoria eletromagnética, Otimização de sistemas de comunicação em linhas de energia elétrica, Eletrônica e sistemas de comunicações aplicados às redes de energia elétrica inteligentes.
› PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS - Projetos de circuitos eletrônicos e integrados dedicados, Optoeletrônica e dispositivos optoeletrônicos, Instrumentação eletrônica e optoeletrônica, Fabricação de dispositivos nano e microeletrônicos, Desenvolvimento e aplicação de sensores.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod