PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: FELIPE TREVISAN JÜRGENSEN

DISCENTE : FELIPE TREVISAN JÜRGENSEN
DATA : 28/08/2020
LOCAL: Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC

Cadeias Globais de Valor e Complexidade no setor de Dados e Telecomunicação 5G na China

A presente dissertação busca transcorrer sobre o conjunto de fatores que que propiciaram desenvolvimento econômico e  principalmente tecnológico na China. Toma como foco o setor de dados e telecomunicações da China, em específico versa sobre a tecnologia 5G. Para tal, a dissertação busca transcorrer o caminho de desenvolvimento a partir de duas teorias correlatas a das Cadeias Globais de Valor e da Complexidade Econômica. O intuito é mensurar a extensão da indústria de dados e telecomunicações chinesa e entender como se tornou protagonista em um mercado altamente competitivo e tecnológico em um período curto de tempo. Para tal, além da metodologia de ambas teorias, utiliza-se de uma análise histórica pontual ressaltando feitos que possam ter contribuído no nascimento e desenvolvimento desse ramo da indústria, logo o período abordado se localiza após a entrada do Partido Comunista Chinês (PCC) no poder (1949), contemplando às reformas econômicas e sociais de Mao Tsé-Tung, as quais proveram suporte fundamental para atuação pragmática e moderna de Deng Xiaoping e suas políticas econômicas comumente classificada como “abertura comercial”. Adicionalmente esse trabalho propõe para além da análise setorial, contrapor  teses de que o desenvolvimento econômico e aprimoramento tecnológico complexo teriam origem da adequação comercial em variantes modernas de modelos Ricardianos e/ou da guinada da China a uma proxy do modo de produção capitalista ocidental, como é postulado teóricos ocidentais neoclássicos.

Presidente - Interno ao Programa - 2058245 - LEONARDO FREIRE DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550812 - VALERIA LOPES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1347739 - LUIZ DE SIQUEIRA MARTINS FILHO