PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS GRINGO DE ASSUNÇÃO

DISCENTE : MATHEUS GRINGO DE ASSUNÇÃO
DATA : 02/12/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Agronegócio, neoliberalismo e dependência no Brasil: um estudo a partir do cadeia da soja

A conformação do neoliberalismo a partir dos efeitos da crise da década de 1970 contribuiu para a ascensão e consolidação do agronegócio no Brasil. Este processo é impulsionado pela conformação de um padrão de acumulação com base na financeirização e a consolidação do controle multinacional das principais cadeias produtivas em nível global. Neste sentido, o agronegócio se apresenta no Brasil como uma articulação contraditória entre a burguesia agrária clássica na forma do latifúndio e as empresas transnacionais dos setores de insumos e das corporações que controlam do processamento e comercialização das commodities agrícolas.   O complexo da soja (grão, farelos e óleo) corresponde  a principal cadeia produtiva do agronegócio no país, tendo as corporações multinacionais no controle das principais fases do processo produtivo, como o controle dos insumos, processamento e acesso a demanda global. Esta pesquisa busca analisar a partir da cadeia produtiva da soja, sua ascensão e consolidação como a principal commoditie agrícola do agronegócio brasileiro, impulsionada pelos mecanismos de financeirização, sua estruturação no país nos possibilitará discutir se há uma reconfiguração da dependência a partir da atual ofensiva neoliberal no Brasil.

Presidente - Interno ao Programa - 2187291 - TATIANA BERRINGER DE ASSUMPCAO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2421353 - ANDREA SANTOS BACA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3126359 - YAMILA GOLDFARB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1380717 - PARIS YEROS