EDUCAÇÃO E AGRONEGÓCIO NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA: UMA ANÁLISE DE CASO NO PARAGUAI
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a formação de estudantes do curso de engenharia agronômica das três principais universidades de Assunção (Universidad San Carlos, Universidad Católica e a Universidad Nacional de Asunción), bem como a atuação profissional dos egressos dos mesmos. Estruturando a problemática da pesquisa com base nas categorias de análises marxistas, tais como modo de produção capitalista, divisão social do trabalho e ideologia, pretende-se estudar e entender como a educação perpetua e reproduz um modo de produção específico, em um país exclusivamente agrário, cuja base econômica sustenta-se no latifúndio e no agronegócio, sendo esta a hipótese inicial principal. Para tanto, erá realizada uma revisão acerca da bibliografia já existente sobre modo de produção capitalista e a formação de conhecimento nas universidades para entender o contexto na qual a educação paraguaia está inserida, principalmente a formação de conhecimento na área de engenharia agronômica nas três universidades, que se constituem o estudo de caso da pesquisa. Paralelamente, mobilizaremos uma metodologia qualitativa de análise sistemática dos projetos político-pedagógico desses cursos e realização de de entrevistas semi-estruturadas com egressos de cada uma das universidades propostas para compreender o quê estes estudantes entendem sobre a sua própria educação e como se deu o processo de construção de conhecimento ao longo do curso. Pretende-se aprofundar os estudos sobre o latifúndio e o agronegócio no Paraguai para entender como as necessidades econômicas específicas deste modo de produção definem e pressupõem a formação de profissionais que atuam na área.