A exploração de lítio na Bolívia: rumos, desafios e possibilidades.
Este trabalho disserta sobre o processo de exploração de lítio em curso na Bolívia. O lítio se caracteriza por ser um metal altamente valorizado, cuja principal atribuição está na produção de baterias de alto desempenho, como para veículos elétricos. Portanto, sua utilização é importante para o desenvolvimento tecnológico de fronteira e para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. A Bolívia se situa dentre os maiores detentores mundiais de reservas do metal e pretende seguir adiante com um projeto, prioritariamente estatal, para industrialização dos recursos.
Assim, a dissertação tem como objetivo analisar a política de exploração do lítio empreendida pelo governo boliviano, que procura estabelecer no país a produção baterias elétricas com alto valor agregado. O projeto, cabe pontuar, é realizado conjuntamente entre Estado e iniciativa privada estrangeira, sobre o controle o controle estatal. Para tanto, nos valemos das contribuições teóricas situadas no campo desenvolvimentista e dos recursos naturais como estratégia para o desenvolvimento.
Levamos em consideração, também, que o país passou por diversos ciclos de exploração de recursos naturais sem nunca conseguir levar a cabo políticas de desenvolvimento efetivas, sendo o gás natural a experiência mais recente. O histórico de malsucedido de políticas com relação aos recursos naturais por esse país, e as dificuldades técnicas do empreendimento, podem colocar em risco a efetivação deste projeto. Entretanto, argumentamos que o nacionalismo dos recursos naturais, bem como a política de inserção soberana com as empresas internacionais do setor podem levar ao sucesso de empreitada.