“TEM MAIS IGREJA DO QUE SUPERMERCADO”: Brasil, uma potência religiosa
A presente dissertação tem como objetivo analisar como o Brasil se tornou o berço de uma forte indústria religiosa. Para tanto, foi necessário entender a gênese desse processo através das principais concepções sobre o fenômeno religioso, compreendendo como o mesmo se relaciona com o modo de produção capitalista. A ideia de indústria religiosa é desenvolvida a partir da ideia de indústria cultural, que tem no sistema de produção capitalista o seu embasamento. Partimos da hipótese de que a ascensão dos movimentos pentecostais e neopentecostais, juntamente com o desenvolvimento de uma teologia da prosperidade, facilitaram o estabelecimento dessa indústria religiosa no Brasil. Desta forma, o presente trabalho buscou entender, nos capítulos que se seguem, os elementos centrais para definição de indústria religiosa, as estruturas econômicas, sociais e políticas que cercam este fenômeno no Brasil. Além de finalizar o trabalho com um estudo de caso de uma das mais bem sucedidas e reconhecidas "empresas religiosas” do mundo, que é a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).