MERCADO DE DADOS PESSOAIS E A PRODUÇÃO DE CONSUMIDORES: Reflexões sobre modulação comportamental no contexto da sociedade informacional
Sob o alicerce teórico fornecido por Gorz (2005), Deleuze (1992) e Oliveira (2017), esta dissertação de mestrado analisou algumas das transformações da organização político-econômica da sociedade a partir de um processo crescente de protagonismo do capital imaterial para a realização dos lucros. Uma das muitas consequências observadas foi a complexificação da capacidade dos mecanismos capazes de influir em comportamentos de consumo e fornecer ao capital a possibilidade de estabelecimento de uma verdadeira “planta produtiva de consumidores” que, em seu estágio contemporâneo, constitui-se fundamentalmente por uma verdadeira microeconomia dos dados pessoais, recursos valiosos que alimentam os sofisticados mecanismos de previsão e modulação de comportamentos que servem ao marketing. Neste contexto, a reflexão realizada foi sobre a problemática aplicação desse mecanismo no contexto do rito mais importante das democracias liberais, as eleições, compreendidas com um funcionamento semelhante ao de um mercado político. Apresenta-se também um caso aplicado dessa problemática, o da empresa Cambridge Analytica e sua metodologia para influenciar eleições e referendos.