PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKSON SILVA RIBEIRO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Nuestra América: Um estudo da “economia política” do Foro de São Paulo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a “economia política” do Foro de São Paulo. O Foro de São Paulo, uma organização formada em 1990, por partidos políticos e movimentos sociais de esquerda latino-americanos e caribenhos, visa contribuir para a integração econômica, política, social, cultural da região, com forte viés antineoliberal e anti-imperialista. Para atingir tal objetivo, utilizaremos os documentos finais dos encontros do Foro de São Paulo. Dividiremos tais documentos em dois marcos temporais: o período de 1990-2009 e o período de 2010-2019, focando a análise empírica nos aspectos que concernem à economia política latino-americana e caribenha. O objetivo específico deste trabalho é analisar como o Foro de São Paulo interpretou a crise financeira mundial de 2007-2008. Analisaremos, além dos documentos finais, alguns documentos-base dos encontros do FSP. Analisaremos ainda o documento denominado Consenso de Nuestra América. Nossa hipótese é que a constituição do documento Consenso de Nuestra América é uma consequência direta do impacto da crise de 2008 nos partidos políticos e movimentos populares que compõem o Foro de São Paulo. Para além da análise empírica, utilizaremos bibliografia especializada que visa analisar as interpretações sobre o capitalismo contemporâneo e as possibilidades abertas ao desenvolvimento latino-americano naquele mesmo período.

Presidente - Interno ao Programa - 2187294 - VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187291 - TATIANA BERRINGER DE ASSUMPCAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIEL ARAÚJO VALENÇA - UERN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1380717 - PARIS YEROS