PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS DA CRUZ

DISCENTE : MATHEUS DA CRUZ
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E O RACISMO ESTRUTURAL: uma leitura sobre as novas formas de trabalho a partir das questões raciais

Como se dão as relações entre a uberização do trabalho e o racismo estrutural no Brasil? Esse questionamento estrutura esta pesquisa que tem como objetivo entender quem são os entregadores por aplicativo, e porquê que majoritariamente são jovens negros que estão inseridos nesse contexto. A metodologia adotada inicia-se pela revisão bibliográfica e documental, com a finalidade de compreender os conceitos principais e interdisciplinares; uberização do trabalho e racismo estrutural. Dessa forma, o primeiro capítulo desenvolve os conceitos de raça e racismo e como foram inseridos na sociedade a partir de um projeto de exclusão social dos negros e da utilização de técnicas para a manutenção do poder da branquitude sobre o trabalho e a vida dos negros. Em continuidade, no segundo capítulo inicia-se a discussão sobre o trabalho dos entregadores por aplicativo, observando a precariedade sistêmica que compõe toda a trajetória de inserção desses trabalhadores no mundo do trabalho, e que ganha novas formas, intensificando o processo de precarização que, via uberização do trabalho, atualiza marcadores vistos desde a década de 70.

Presidente - Interno ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 074.777.688-10 - LUCIENEIDA DOVAO PRAUN - UFAC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2354087 - RAMATIS JACINO