PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONA LOPES DOS SANTOS

DISCENTE : LEONA LOPES DOS SANTOS
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Para além do identitário: as lutas e demandas LGBTQIA+ entre as vulnerabilidades social e econômica

O objetivo deste trabalho é abordar as demandas das lutas LGBTQIA+, campo demarcado como “identitário” e reduzido às lutas articuladas em torno das chamadas demandas por reconhecimento. Busca-se analisar o âmbito de opressões vividas, o contexto de privações econômicas e de exposição à violência na qual o reconhecimento da diversidade, como mecanismo de inclusão e combate à discriminação, aparece como parte da solução do problema, mas que não abarca todas as dimensões enfrentadas por essa população. Enquanto as discussões teóricas das últimas três décadas avançaram na crítica à redução simbólica-identitária em relação aos estudos sobre as mulheres e a população negra, há uma lacuna em relação à dimensão econômica das lutas LGBTQIA+. Nesse sentido, a intenção é responder quais aspectos em relação às opressões vividas pela população LGBTQIA+ apontam para uma relação entre discriminação cultural e exposição à vulnerabilidade econômica, considerando especificamente a sua inserção no mercado de trabalho. A pesquisa está sendo realizada por meio da discussão dos dados produzidos por entidades governamentais e não governamentais sobre pessoas LGBTQIA+, como os dados  sócio-econômicos provenientes da Pesquisa Nacional do Perfil LGBTI+ 2018 e do projeto Sobreviver, realizado entre 2020 e 2021 em  articulação com movimentos sociais do Grande ABC. Os aspectos tomados para análise são renda, escolaridade e inserção no mercado de trabalho, vistos de maneira interseccional, e tomados para analisar a relação entre exposição à violência e privação material.

Presidente - Interno ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2356565 - FLAVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1228901 - ALEXIA CRUZ BRETAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO