PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO CAMPOS REZENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO CAMPOS REZENDE
DATA : 21/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala remota RNP
TÍTULO:

Posicionamento Estratégico e Políticas Públicas em Geração de Energias Renováveis (Estudo de caso: Alemanha e Brasil de 2008 a 2019)


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A partir da Revolução Industrial a sociedade mundial assiste a um crescimento de população, produção e consumo de bens que não havia sido presenciado na história. Para que esses processos fossem possíveis, houve uma mudança de produção energética que passou a ser baseada em combustíveis fósseis, não renováveis, como o petróleo. Após 1940, a dependência em uma matriz energética fóssil acabou expondo os impactos ambientais e socioeconômicos desse desenvolvimento acelerado. De modo a evitar os impactos econômicos, sociais e ambientais advindos de crises de abastecimento e instabilidade do cenário internacional, os países viram a necessidade de adotar uma matriz energética mais diversificada, com fontes renováveis. O programa de transição energética alemão, Energiewende, é considerado um modelo na União Europeia, e serve como padrão para outros países no mundo inteiro que estejam almejando uma geração energética com fontes renováveis.

O presente trabalho tem a intenção de analisar o planejamento estratégico e políticas públicas para geração de energias renováveis adotadas pela Alemanha entre 2008 e 2019 traçando um paralelo com o Brasil. Isto nos levará a compreender como este setor absorve e reelabora algumas propostas de reformulação da matriz, e como elas são incorporadas e/ou ressignificadas pelos planejadores . Espera-se com essa análise termos dados para chegar a uma resposta da aplicabilidade do modelo alemão de transição energética para o cenário brasileiro, abordando: aspectos comparativos das estratégicas das políticas energéticas, as condições institucionais para o desenvolvimento de energias renováveis, o envolvimento do setor privado, as estruturas de financiamento público e privado, e o envolvimento da população no tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2058245 - LEONARDO FREIRE DE MELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1968867 - IGOR FUSER
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEILA DA COSTA FERREIRA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1347739 - LUIZ DE SIQUEIRA MARTINS FILHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 02/12/2020 19:08
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod