Impacto das condições de processamento nas interações entre sílica e SBR funcionalizados
A borracha de estireno butadieno (SBR) inicialmente foi desenvolvida como um substituto para a borracha natural e se tornou a borracha sintética mais utilizada na indústria de pneus. Preocupações ambientais levam a buscar soluções para diminuir a resistência ao rolamento a fim de diminuir o consumo de combustíveis fósseis. A resistência ao rolamento pode ser diminuída pela substituição do negro de fumo pela sílica com silanos na formulação dos compostos de SBR, e é influenciada pela maneira como a carga interage com as cadeias poliméricas. A inserção de grupos funcionais na cadeia de SBR para formar SBRs funcionalizados (f-SBR) permitem, por exemplo, de aumentar a interação com a carga ou imobilizar segmentos de cadeia via ligações primárias e/ou secundárias. Se os f-SBR ganham destaque na indústria de pneus, é preciso entender as interações entre os grupos funcionais e a sílica, e otimizar o processamento para favorecer essas interações para cada funcionalização. Nesse estudo, foram escolhidos três f-SBR com diferentes funcionalizações. O trabalho visa identificar as reações ocorridas entre a sílica e polímeros f-SBR durante o processo de mistura e o grau de interação polímero carga atingido por RMN do sólido, FTIR e reômetro de torque. A partir desses resultados, são exploradas diferentes condições de mistura com um misturador do tipo Bambury, variando-se tempos e temperaturas para entender a influência das propriedades dos compostos.