PPGCEM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcem

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO GABRIEL FRANCESCHINELI RIZZI

DISCENTE : JOÃO GABRIEL FRANCESCHINELI RIZZI
DATA : 12/12/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Impacto das condições de processamento nas interações entre sílica e SBR funcionalizados

A borracha de estireno butadieno (SBR) inicialmente foi desenvolvida como um substituto para a borracha natural e se tornou a borracha sintética mais utilizada na indústria de pneus. Preocupações ambientais levam a buscar soluções para diminuir a resistência ao rolamento a fim de diminuir o consumo de combustíveis fósseis.  A resistência ao rolamento pode ser diminuída pela substituição do negro de fumo pela sílica com silanos na formulação dos compostos de SBR, e é influenciada pela maneira como a carga interage com as cadeias poliméricas. A inserção de grupos funcionais na cadeia de SBR para formar SBRs funcionalizados (f-SBR) permitem, por exemplo, de aumentar a interação com a carga ou imobilizar segmentos de cadeia via ligações primárias e/ou secundárias. Se os f-SBR ganham destaque na indústria de pneus, é preciso entender as interações entre os grupos funcionais e a sílica, e otimizar o processamento para favorecer essas interações para cada funcionalização. Nesse estudo, foram escolhidos três f-SBR com diferentes funcionalizações. O trabalho visa identificar as reações ocorridas entre a sílica e polímeros f-SBR durante o processo de mistura e o grau de interação polímero carga atingido por RMN do sólido, FTIR e reômetro de torque. A partir desses resultados, são exploradas diferentes condições de mistura com um misturador do tipo Bambury, variando-se tempos e temperaturas para entender a influência das propriedades dos compostos.

Presidente - Interno ao Programa - 1761120 - DANILO JUSTINO CARASTAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIANA DIUK DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TICIANE SANCHES VALERA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604737 - EVERALDO CARLOS VENANCIO