PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO CORRÊA JACOVINE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO CORRÊA JACOVINE
DATA : 04/02/2020
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Estimativa multidimensional do déficit habitacional em pequenas áreas: Uma abordagem baseada na microssimulação espacial de dados

Considerando os históricos problemas relacionados à moradia digna no Brasil e a crescente demanda pela produção e acesso a informações espaciais mais refinadas sobre o tema, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma nova abordagem para estimativas do deficit habitacional em pequenas áreas. Baseando-se na compatibilização de dois tipos de dados censitários existentes - os microdados da amostra e os dados do universo agregados por setores censitários -, a pesquisa procura apresentar métodos distintos para a identificação, caracterização e mensuração do deficit habitacional. Com destaque para o uso da microssimulação espacial, tais métodos buscam combinar as potencialidades de cada tipo de dado, permitindo que se avance na caracterização espacial do fenômeno (escala dos setores censitários) e suas formas de territorialização (por exemplo, definindo-se se o deficit habitacional está dentro ou fora de assentamentos precários).

Presidente - Interno ao Programa - 2064223 - FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIANA ABRANTES GIANNOTTI - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO CESAR LEÃO MARQUES - USP