PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MENEGARI QUERIDO

DISCENTE : FERNANDA MENEGARI QUERIDO
DATA : 13/08/2019
LOCAL: na Sala S102, 1º andar, Bloco Alfa 2, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

O “NOVO” AJUSTE URBANO E A VISÃO DO BID PARA SUSTENTABILIDADE NAS CIDADES BRASILEIRAS: Análise do programa Iniciativa cidades Emergentes Sustentáveis (ICES)

Desde os anos 80, os “Bancos Multilaterais de Desenvolvimento”, através da agenda de ajuste estrutural, financiam políticas públicas urbanas na América Latina (AL), impondo modelos de intervenção e uma nova agenda urbana, além de promover padrões urbanísticos baseados em reformas neoliberais, ajustes fiscais e modelos de gestão empresarial de cidades. A partir de 2010, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) implementa o programa Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES). O objetivo é investigar o papel dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento nas políticas de desenvolvimento urbano no Brasil para explorar as mudanças nas políticas de ajuste estrutural e analisar como a questão da sustentabilidade urbana é incorporada por essas agências, utilizando enquanto estudo de caso o ICES.

Presidente - Interno ao Programa - 1144005 - MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAQUEL DANTAS DO AMARAL
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1765455 - GERARDO ALBERTO SILVA