PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA NASTARI FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA NASTARI FERNANDES
DATA : 02/08/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

O setor de planejamento urbano na cidade de São Paulo: mudanças institucionais, legados e atores

Esta pesquisa analisa o setor responsável pela política de planejamento urbano na cidade de São Paulo, verificando como a burocracia foi sendo institucionalmente enquadrada e modificada durante a existência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU, entre anos de 2009 a 2016. A trajetória histórica do setor demonstra que ao longo de décadas sua estrutura institucional alterou-se de maneira gradual através de suas diferentes configurações (Departamento de Urbanismo, Coordenadoria Geral de Planejamento – COGEP, Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLA e SMDU) embora tenha mantido de forma permanente determinadas funções relativas à: formulação de planos, regulação sobre uso e ocupação do solo e produção e gerenciamento de dados municipais. Com a criação de SMDU em 2009 alterações significativas são realizadas, o que mais tarde permite a partir da reestruturação administrativa de 2013, uma inflexão relevante no setor com a  ampliação de suas funções. Umas das hipóteses é que ainda que o desenho institucional traga elementos de inovação – com a criação da área para controle da função social da propriedade e assimilação gestão do patrimônio imobiliário, bem como divisões exclusivas para gestão de processos participativos e fomento à pesquisa – o setor do planejamento ainda permanece semelhante aos formatos técnico-normativos antigos, com peso forte dos legados deixados na burocracia.  Para o desenvolvimento da pesquisa, são empregados os métodos de: análise documental, process tracing e entrevistas com elites (burocráticas, técnicas e políticas) a fim de verificar os mecanismos, gatilhos e interferências dos agentes nos processos de mudanças institucionais no ambiente de governança urbana.

Presidente - Interno ao Programa - 1734923 - VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1516741 - JEROEN JOHANNES KLINK
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SARAH FELDMAN - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO CESAR LEÃO MARQUES - USP