PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: RODRIGO CARDOSO BONICENHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO CARDOSO BONICENHA
DATA : 26/07/2019
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Envelhecer, Habitar e o Planejar? Avaliação de Impacto à Saúde no conjunto habitacional Vila dos Idosos

O envelhecimento populacional é um fenômeno incontestável na cidade de São Paulo, porém, pouco aprofundado por perspectivas que considerem o acesso à habitação e à cidade. O habitar é, então, o ponto de entrada para assimilar a multidimensionalidade do envelhecimento na cidade de São Paulo. O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) no Conjunto Habitacional Vila dos Idosos, no bairro do Pari, procurando nexos consistentes entre o acesso à habitação digna e possíveis impactos e efeitos à saúde das populações atendidas. Para a AIS realizamos entrevistas semiestruturadas com informantes-chave de diferentes áreas que tratam do envelhecimento, assim como, com pessoas idosas residentes da Vila dos Idosos. A Vila dos Idosos é entendida aqui como uma experiência exitosa de atendimento habitacional à um custo justo que poderia ser replicada, daí a relevância de avaliá-la. Inicia-se com uma introdução na qual situamos a pesquisa e os procedimentos metodológicos. O trabalho segue, no segundo capítulo, territorializando as velhices pela cidade de São Paulo; além de serviços para esta população, são apontadas as dimensões demográficas, da longevidade e do habitar deste fenômeno. O terceiro capítulo, revisita a luta social do movimento de moradia de pessoas idosas GARMIC para a construção da Vila dos Idosos e sua inserção no Programa Municipal de Locação Social. O quarto capítulo, além de apresentar a AIS aponta quatro dimensões avaliadas na Vila dos Idosos. O quinto capítulo expõe os aportes das informantes-chave entrevistadas em relação ao envelhecimento como um processo coletivo. Já o sexto capítulo aborda as particularidades do curso de vida das pessoas idosas residentes entrevistadas. O sétimo e último capítulo traz reflexões acerca do tripé que intitula a tese: o envelhecer, o habitar e o planejar. Entre as conclusões encontram-se que a AIS é uma ferramenta que permite integrar saberes e avaliar efeitos à saúde de um Programa de Locação Social para pessoas idosas; além disso, com a acentuação do envelhecimento populacional, a demanda por novos serviços e programas, para além do acesso à moradia, fazem-se necessárias.

Presidente - Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734923 - VANESSA ELIAS DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2390723 - PATRICIA MARIA DE JESUS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCO AKERMAN - USP