PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: WISNEL JOSEPH

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WISNEL JOSEPH
DATA : 28/05/2024
LOCAL: Santo André

A INSERÇÃO SOCIOCULTURAL E TERRITORIAL DE IMIGRANTES HAITIANOS NO BRASIL. Estudo comparativo de três comunidades haitianas nas cidades de Braço do Norte (SC), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ)

A tese visa em desenvolver uma análise comparativa sobre a inserção sociocultural e territorial de três comunidades haitianas no Brasil, nas cidades de Braço do Norte (SC), São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Levando em conta a presença de imigrantes haitianos em grande parte do território brasileiro na última década, estamos interessados em saber além do terremoto de 2010 que devastou a capital do Haiti, Porto príncipe, os motivos dessa migração e como chegaram a escolher tal cidade para morar. Ainda, queremos saber o que diferencia a territorialidade dessas comunidades uma em relação a outra em função da sua localização geográfica, enquanto procurando a saber os desafios que eles enfrentam no processo da construção dessa territorialidade. A pesquisa de campo seguirá uma abordagem qualitativa e será feita através de entrevistas semiestruturadas, complementadas com técnicas etnográficas na coleta dos dados nas comunidades haitianas. A pesquisa também contempla entrevistas com atores relevantes de instituições públicas que trabalham com problemáticas migratórias no Brasil.

Presidente - Interno ao Programa - 1765455 - GERARDO ALBERTO SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1516741 - JEROEN JOHANNES KLINK
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CECILIA PAIVA NETO CAVALCANTI - UFRJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONORA FIGUEIREDO CORSINI