PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: MARINA RAGO MOREIRA

DISCENTE : MARINA RAGO MOREIRA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Híbrida - Campus SBC

Práticas e debates (eco)feministas sobre os territórios na América Latina: aportes ao Planejamento Territorial

No século XXI, temos observado o florescimento de movimentos (eco)feministas nos espaços rurais em defesa dos territórios, das águas, das florestas e vinculados a propostas alternativas ao modelo de desenvolvimento hegemônico, como a agroecologia, a economia solidária e o bem viver. Este trabalho analisa os debates feministas sobre os territórios, tecidos entre a teoria e a prática, e estabelece um diálogo com o planejamento territorial, uma perspectiva emergente que nos parece ter intersecções relevantes com os feminismos. A partir desse recorte, fizemos uma revisão da literatura relacionada às Ecologias Políticas Feministas e ao Ecofeminismo na América Latina, assim como de documentos dos movimentos e coletivos (eco)feministas da última década, majoritariamente disponíveis pela Internet. Buscando contribuir com o debate sobre a emergência da abordagem territorial do planejamento e do desenvolvimento, apresentamos as principais vertentes e conceitos que surgem nessa confluência entre feminismos, território e ambiente. E identificar conceitos, metodologias e práticas propostas desde os territórios que contribuem para colocar a vida no centro do planejamento.

Presidente - Interno ao Programa - 2140164 - VANESSA LUCENA EMPINOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3246500 - CAROLINA SIMÕES GALVANESE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA TAIT LIMA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3202664 - THAIS TARTALHA DO NASCIMENTO LOMBARDI