PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Nota de Pesar

É com profunda tristeza que lamentamos o falecimento do nosso querido aluno, Rodrigo José Paixão. Neste momento de dor, expressamos nossos mais profundos sentimentos à sua família, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e compartilhar momentos com ele.

Rodrigo foi uma figura inspiradora no PGT. Como mestre e doutorando, destacava-se pelo comprometimento, dedicação, perseverança e superação de limites com muita gentileza e respeito. Sempre foi muito generoso em criar oportunidades de reflexão à comunidade acadêmica da UFABC, assim como aos seus colegas de pós-graduação, tanto alunos como professores. Mesmo com o diagnóstico de câncer no segundo ano do seu mestrado, não deixou de lado os seus planos e não só concluiu seu mestrado como também passou em primeiro lugar no processo seletivo para o doutorado na UFABC e posteriormente foi aceito pela Universidade Aberta de Barcelona para realizar um programa de cotutela que lhe daria a titulação de doutor pelas duas universidades.

Na esfera acadêmica, sua dissertação de mestrado “Desafios para a consolidação de um comum: o caso da Fazenda Cachoeira, Vinhedo-SP-Brasil”, realizada sob orientação da Profa. Vanessa Lucena Empinotti, contribuiu na introdução da reflexão sobre os comuns nos espaços urbanos, sendo esta dissertação a primeira neste tema a ser defendida no PGT. Seu trabalho revelou as pressões de diferentes atores sociais sobre uma área de importância histórica na fundação do município de Vinhedo, a antiga Fazenda Cachoeira, pelas lentes do comum. Esta pesquisa trouxe a oportunidade de entender como os usos desse território pela proprietária, cidadãos, Estado e empreendedores hora o construíam como comum e hora como privado, em um processo dinâmico de disputa e conflito. O resultado de seu trabalho inspirou e atraiu novos estudantes para o PGT e que hoje desenvolvem as suas pesquisas inspiradas em sua dissertação.

Rodrigo Paixão transcendeu o papel de um pesquisador brilhante, teve também um papel ativo nos espaços políticos de Vinhedo. Vereador eleito desde 2013, foi uma referência na garantia das práticas democráticas, de transparência e justiça no legislativo da cidade, inclusive se tornando referência para outros municípios da região como autor da primeira lei de Ficha Limpa de iniciativa popular no Brasil em 2011 e da lei municipal de Proteção de Dados Pessoais em 2018. Em seu último mandato, de 2021 a 2024, foi o vereador mais votado na eleição de 2020 e assumiu a presidência da Câmara nos primeiros 5 meses de mandato quando se afastou para seguir com o tratamento contra o câncer. Desta forma, Rodrigo era um profissional completo, com capacidade de reflexão aprofundada e que se traduzia na sua prática política pelo desenvolvimento de ferramentas e processos que contribuíram para gestão do município de Vinhedo, SP.

Seu legado perdurará para sempre, continuando a nos inspirar e guiar, e suas lembranças serão um tributo eterno à pessoa extraordinária que ele foi.

Notícia cadastrada em: 06/11/2023 16:34