PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: GIOVANNA PEREIRA ROSSETO

DISCENTE : GIOVANNA PEREIRA ROSSETO
DATA : 20/10/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

Transição para sustentabilidade em rios urbanos: uma análise do regime de drenagem na Bacia do Tamanduateí

A pesquisa pretende analisar o caráter das intervenções urbanísticas no âmbito dos planos, programas e projetos de drenagem e mitigação de inundações, na bacia do rio Tamanduateí, com o recorte dos municípios de Santo André e Mauá, escolhidos por suas diferenças territoriais e institucionais. A história de obras em rios e córregos da região com a aplicação predominante de infraestruturas cinzas – canalizações, sistemas viários em fundos de vale e grandes reservatórios - permite dizer que há um paradigma de intervenção, com resultados insuficientes mesmo no âmbito da drenagem urbana, que se sustenta pelo regime sociotécnico vigente. A construção dessa relação envolve fatores sociais, técnicos, urbanísticos e ecológicos no planejamento, por isto a metodologia do trabalho abrange uma identificação detalhada de ações e análise das intervenções em cursos d’água. O estudo faz uma reflexão acerca da estabilidade do regime sociotécnico por regras, práticas e valores dos atores e instituições e da capacidade transformativa institucional para alterar a reprodução do status quo de intervenção nos rios e córregos da bacia do Tamanduateí, em direção a uma desejável transição para a sustentabilidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JEFERSON CRISTIANO TAVARES - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANGÉLICA APARECIDA TANUS BENATTI ALVIM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1764378 - SILVANA MARIA ZIONI