PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: ELLEN EMERICH CARULLI

DISCENTE : ELLEN EMERICH CARULLI
DATA : 10/10/2023
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Transformações desiguais da socionatureza urbana: um estudo a partir da Favela do Sapé, São Paulo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as transformações desiguais da socionatureza urbana decorrentes das intervenções públicas ao longo do Córrego Sapé, na zona oeste de São Paulo, entre 2000 e 2023,  envolvendo a análise crítica sobre os projetos de drenagem urbana e urbanização de favelas. O estudo se concentra em identificar as dinâmicas sociais, espaciais e de políticas públicas que explicam as disparidades na qualidade ambiental, uso e apropriação do rio e suas margens, entre os espaços da Favela do Sapé e áreas externas a ela. A partir da Ecologia Política Urbana buscou-se avançar na análise dessas transformações socioambientais sob a ótica de quem se beneficiou e quem foi prejudicado pelas intervenções públicas, junto a busca do entendimento do contexto e motivo para as desigualdades socioambientais identificadas. A EPU aponta que o processo de metabolização da natureza é influenciado por relações de poder, que se dão sob estruturas políticas e socioeconômicas determinadas, resultando na produção desigual de socionaturezas. O caso do Sapé ilustra a distribuição parcial de impactos positivos, a manutenção e reforço de desigualdades para parte dos moradores, e o complexo arranjo de atores que influenciam e fragmentam os espaços socionaturais. A presente pesquisa visa contribuir para um entendimento que a dimensão ambiental está intrinsecamente relacionada às condições sociais, que a compreensão crítica do contexto social, espacial e das políticas públicas atuais possa gerar pautas de lutas e aprimoramentos de futuras políticas que avancem em direção a socionaturezas urbanas mais justas e sustentáveis.

Presidente - Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1790489 - LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2197500 - MELISSA CRISTINA PEREIRA GRACIOSA