PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MITSURO DA SILVEIRA YASSU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE MITSURO DA SILVEIRA YASSU
DATA : 26/09/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

A dupla dimensão da logística como braço operacional da financeirização e da reestruturação global do capitalismo:
um olhar a partir da cadeia produtiva da soja no Mato Grosso

A presente pesquisa pretende explorar o conjunto de transformações territoriais que estão ocorrendo no Brasil com ampliação do extrativismo agromineral e como este se alinha às dinâmicas capitalistas contemporâneas, de financeirização. Em particular, analisar a cadeia de valor dos grãos e o protagonismo dos agentes hegemônicos globais, para compreender os vínculos entre a consolidação do norte do Mato Grosso, como centro da produção de soja no país, e as novidades e tensões na fronteira agrícola rumo ao norte, sobre a floresta amazônica. Orientamo-nos através do estudo da logística sob uma perspectiva crítica, como forma de poder do capital numa dupla dimensão, nas cadeias produtivas na operação das estratégias de acumulação e como base material dos fluxos, as infraestruturas, transformadas em ativos no contexto da financeirização. Desse modo, almejamos colaborar para compreensão dos processos de reestruturação do espaço na periferia do sistema capitalista.

Presidente - Interno ao Programa - 1516741 - JEROEN JOHANNES KLINK
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1144005 - MARCOS BARCELLOS DE SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDO MICHELOTTI - UNIFESSPA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI