PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR MATHEUS SANTANA CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR MATHEUS SANTANA CHAVES
DATA : 11/08/2023
LOCAL: webconferencia

Teorias contemporâneas e a circulação de ideias no planejamento - a emergência da abordagem do Soft spaces: um estudo de caso na Região Metropolitana de Sorocaba inserida na Macrometrópole Paulista

O campo do planejamento territorial integra saberes específicos de várias disciplinas, os quais influenciam suas práticas e ideias. Além disso, as dinâmicas territoriais e seus vetores geram tensões que levam à formulação de novas teorias e à práxis. Nesse contexto, esta pesquisa que examina as ideias no planejamento, busca compreender a origem, a disseminação e a interpretação das abordagens do campo na prática. Ao mesmo tempo, analisa criticamente a geopolítica das redes responsáveis por essa circulação e implementação, bem como seus ideais e valores. O objetivo é discutir e aprofundar teorias contemporâneas e a circulação de ideias no campo do planejamento, por meio da abordagem dos Soft spaces, a fim de contribuir com novas interpretações e questões emergentes, tendo como estudo de caso a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), inserida na Macrometrópole Paulista (MMP). Essa abordagem, desenvolvida a partir de processos identificados no período New Labour (1997-2006) no Reino Unido, interpreta que parte do planejamento estatutário (hard) é complementada por ações de planejamento não-estatutárias ou informais (soft), nas quais o Estado transfere seu protagonismo para setores e segmentos organizados em torno da sociedade civil e do mercado. Essa abordagem evidencia uma ruptura com a rigidez associada às práticas institucionais, buscando trabalhar além das fronteiras políticas ou administrativas existentes. Por meio da compreensão dessas teorias emergentes e de sua discussão, busca-se contribuir para o desenvolvimento do planejamento, fortalecendo a reflexão e a produção de teorias no contexto brasileiro. Para isso, será empregado e discutido o caso da Região Metropolitana para avaliar criticamente os limites e as possibilidades das teorias e ideias provenientes do Norte global no contexto dos países emergentes. A metodologia adotada percorrerá três fases que representam a circulação de ideias: I - Contextualização (origem), II - Descontextualização (trajetória) e III - Recontextualização (destino). Em cada fase, serão utilizados métodos quali-quantitativos, envolvendo pesquisa e revisão de literatura, coleta de dados secundários, análise documental e realização de entrevistas com planejadores, acadêmicos do campo e atores-chave. Além disso, o conteúdo será sistematizado por meio de softwares.

Presidente - Interno ao Programa - 1763487 - SANDRA IRENE MOMM SCHULT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1516741 - JEROEN JOHANNES KLINK
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE CAMPELLO TORRES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA PEREIRA SARAIVA