PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de DEFESA: LEONARDO SANTOS SALLES VARALLO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO SANTOS SALLES VARALLO
DATA : 02/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: remota
TÍTULO:

Vulnerabilidade à insegurança hídrica: o uso de dimensões e variáveis intraurbanas na sua identificação


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Entre os temas relevantes à sociedade do século XXI, a água e questões relacionadas a ela estão presentes nos debates sobre planejamento e gestão territorial. Governos, setores produtivos, organizações da sociedade civil e muitos indivíduos reconhecem a urgência de estabelecer ações estratégicas para melhorar a gestão e o planejamento dos recursos hídricos. As relações hidrossociais produzem a água e sociedade como híbridos, internamente relacionados que resultam em relações inerentemente políticas. Por essa fundamentação, argumentamos que as abordagens teóricas que orientam decisões sobre a segurança hídrica urbana devem considerar os processos socioambientais que produzem uma urbanização desigual e as vulnerabilidades associadas. Assim, as ferramentas analíticas – métricas e escalas– devem articular-se para construírem respostas à altura desse desafio. Porém, deste reconhecimento emergem muitas questões importantes a serem pautadas: Quais conceitos devem ser adotados e articulados para orientar as interpretações e proposições sobre a redução de desigualdade na gestão da água? Quais são as métricas e análises adequadas para subsidiar decisões socialmente justas? Nesta pesquisa buscamos responder a essas perguntas extremamente relevantes para alcançar o objetivo geral de contribuir no desenvolvimento das bases conceituais para formulação de métodos de mensuração da vulnerabilidade à insegurança hídrica intraurbana, correlacionando os conceitos existentes na literatura científica hidrossocial com dados disponibilizados nas plataformas que permitam interpretar a diversidade de condições de vulnerabilidade à insegurança hídrica intraurbana nas cidades brasileiras. 

Argumentamos que as métricas de análise de fenômenos sociais na escala intraurbana poderão fornecer elementos inovadores nas abordagens de vulnerabilidade a insegurança hídrica. Correlacionamos as dimensões da insegurança hídrica propostas na literatura às categorias analíticas e variáveis capazes de capturar as dimensões da vulnerabilidade a insegurança hídrica. Por fim, propusemos um conjunto de variáveis com base em informações disponíveis na Censo Demográfico 2010, para as análises intraurbanas de vulnerabilidade à insegurança hídrica. 

Apesar de ser a informação mais completa em termos de escala e variáveis, demonstramos da baixa aderência das dimensões da insegurança hídrica intraurbana aos dados do Censo Demográfico 2010, cujos dados estão principalmente concentrados nas dimensões Social e do Ambiente Físico. Assim, o resultado desta pesquisa aponta para a necessidade de articular diferentes métodos de análise para identificar as vulnerabilidades à insegurança hídrica em suas múltiplas dimensões, sendo os indicadores espaciais uma das formas analíticas capaz de suprir parte das lacunas, desde que formulados com variáveis que incorporem as dimensões teóricas previstas na literatura científica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2140164 - VANESSA LUCENA EMPINOTTI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265555 - LUCIANA NICOLAU FERRARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SUYÁ QUINTSLR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 293.395.498-21 - SAMIA NASCIMENTO SULAIMAN - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 20:36
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod