PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA FERRARI DE BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA FERRARI DE BARROS
DATA : 06/06/2023
LOCAL: Videoconferência - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/flavia-9

Coordenação espacial e política urbana - o zoneamento e o valor da terra na produção da localização residencial em Santos/SP

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência do zoneamento na produção do espaço residencial no município de Santos e seus impactos nas dinâmicas de valorização da terra e modelos de ocupação. Além disso, pretende-se investigar a aplicabilidade das teorias de Abramo (2007) e Villaça (2001) a respeito do processo de convenções urbanas e seus agentes responsáveis respectivamente, na produção do espaço residencial urbano, para demonstrar que a construção de externalidades de vizinhança faz parte do processo de maximização de lucros na produção residencial, seja a partir de novas localizações, seja a partir de novas tipologias, com o afastamento proposital de determinados grupos sociais das áreas vislumbradas como novas localizações. Em suma, defende-se a hipótese de que para que as convenções urbanas funcionem para os grupos que tem escolha, e seja possível a maximização de lucros com a criação de novas localizações, é preciso afastar os grupos que não têm escolha das áreas de interesse.

Presidente - Interno ao Programa - 2064223 - FLAVIA DA FONSECA FEITOSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2231193 - GUADALUPE MARIA JUNGERS ABIB DE ALMEIDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDA FURTADO DE OLIVEIRA E SILVA - UFF
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO ABRAMO - UFRJ